Fique Por dentro

2021: Um Ano Produtivo para o Projeto Fraterno

Publicado por: Círculo Militar em 17/12/2021 -

Várias ações foram concretizadas pelo Projeto Fraterno em 2021.
Dando continuidade ao trabalho beneficente no Orfanato Lar Batista da Aclimação, entidade que acolhe crianças abandonadas sob a tutela da justiça, desde bebês até pré-adolescentes, colaboradoras do grupo se cotizaram para a compra de medicamentos e leites especiais para crianças que estão fazendo tratamento ou possuem alguma restrição alimentar como os pequenos
Pierre, que possui sonda gástrica; Beatriz; Dani e André, diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Como as crianças do Lar Batista precisam de acompanhamento médico, a pediatra, Dra. Karine Risério Rodrigues, foi muito atuante no atendimento voluntário em sua clínica. A criançada e os adolescentes também passaram por exames com o oftalmologista Dr. José Lucas de Souza Filho. Outro destaque são as parcerias que estão se fortalecendo a cada dia. O Oba Hortifrúti – Unidade Pinheiros, através de seu gerente Sr. Ezequiel Silva e de sua assistente Sra. Maria, continua ajudando o Lar Batista com a doação semanal de frutas e legumes, fontes de vitaminas e nutrientes essenciais na alimentação das crianças.

A Bauducco também doou diferentes tipos de produtos especiais como bolos, doces e tortas, tornando a Páscoa deste ano muito mais doce e alegre.
Além de o Lar Batista da Aclimação, o Asilo Madre Teodora, localizado na comunidade do Jardim São Luís e que abriga 70 idosos, foi beneficiado com a Campanha de Alimentação, que mensalmente arrecada e doa mais de 200 cestas básicas para essas instituições.
Uma importante conquista foi a inclusão de dois adolescentes do Lar Batista no treinamento de futebol com Samuel Firmino de Jesus, exjogador de futebol do São Paulo Futebol Clube, com passagem por clubes da Coreia, Bélgica, Alemanha e Portugal.

Aos 35 anos de idade, Samuel tornou-se um agente multiplicador, treinando e educando jovens. Com sua visão profissional, treina meninos que, futuramente, possam jogar em times no Brasil e no exterior. Quando mais jovem, Samuel também passou por isso. Quem lhe deu oportunidade foi Luís Pereira Brás, diretor de esportes da Associação Portuguesa de Desportos, a Lusa, como é conhecida carinhosamente por todos. A ponte de ligação do Projeto Fraterno com Luís Pereira foi Cláudia Simonsen, esposa do Deputado Estadual Castello Branco. E é assim que essa corrente do bem vai ficando cada vez maior e mais forte.

Como não poderia deixar de ser, o Dia das Crianças foi uma data especial para todos do Projeto Fraterno. Com recursos próprios, as colaboradoras conseguiram presentear com lindos brinquedos
400 crianças dos CCAs (Centro da Criança e do Adolescente) Bela Vista, Capão Redondo, Jardim Aurélio e Vila Remo. Uma meta atingida com muito sacrifício, mas a emoção ao ver o brilho no olhar de cada criança foi gratificante. Outra emocionante campanha foi a ajuda ao professor de dança do CMSP, Caju, que perdeu sua esposa por complicações no parto após cinco dias do nascimento de sua filhinha.

A presidente do Projeto Fraterno, a circulista Carmen Reyes, mobilizou, além de os colaboradores do grupo, amigos da França por meio de sua filha Rafaela Reyes Chaboussou e do seu esposo Joseph Chaboussou, que residem nesse país. Amigos da Grécia, Alemanha, Inglaterra e dos EUA, graças à colaboradora Branca Nicollini, também se uniram nessa empreitada.

Com o valor arrecadado, cerca de R$ 50 mil, o professor Caju conseguiu realizar o sonho da casa própria, dando entrada a um apartamento em Suzano.
A mais recente campanha foi para as sacolas de Natal de 8 CCAs e do Lar Batista, perfazendo um total de 900 crianças que ganharão roupas, calçados, brinquedos e caixas de chocolates.
Começando do zero, o grupo iniciou sua ação por meio das rifas organizadas por Aline Machado e Ilza Olea Correa de Souza. Juntamente com o trabalho persistente de Regina Ferraz, Gina
Yara, Edney Novellino e Ilza, o Projeto conseguiu arrecadar cerca de R$ 11 mil.

Uma grata e emocionante ajuda veio do outro lado do Atlântico: o casal Bernadett e Renaud Chaboussou doou mil euros e Joseph Chaboussou, mais cem euros.
Outra ajuda mais especial, porém, veio do CMSP. A presidente do Departamento Feminino, Fernanda Diniz, e o diretor Social, Edson Hindi, arrecadaram, por meio de campanhas realizadas dentro do Clube, mais de 400 brinquedos para as sacolas de Natal.

As contribuições não pararam por aí: Fernanda Diniz também doou 100 caixas de leite que foram entregues ao Asilo Madre Teodora; o presidente do Conselho Consultivo, Cel. Wlademir Martins Padilha e sua esposa, Lupércia Lélis Fernandes Padilha, doaram várias caixas de chocolates para as sacolas de Natal das crianças e o diretor de Comunicação Social e Marketing, José Roberto Stipp, doou 60 cobertores que foram entregues há vários CCAs para aquecer as comunidades carentes.

E o Projeto Fraterno tem muitos planos para o futuro. O próximo passo é alcançar mais de mil jovens das comunidades de Capão Redondo e Jardim São Luís, oferecendo-lhes cursos de capacitação em informática, em parceria com a Microlins; panificação; cozinheiro; confeiteiro; e aulas de canto e de ballet. Além de cursos sobre orientação sexual, higienização bucal, reforço escolar e filmes de curta metragem, entre outros.

Uma futura sede para que o Projeto Fraterno se transforme em uma grande fundação também está a caminho. Um terreno no Capão Redondo já foi doado para o grupo. O Projeto Fraterno agradece à Valéria Gubeissi Cardoso que, sem medir esforços, cedeu sua escola para fazer 368 sacolas, que acabaram “invadindo” todo seu espaço. A escola da Valéria é a Ensina Mais Turma da Mônica, franquia do Mauricio de Sousa, onde ministra cursos de robótica educacional, games com programação, inglês, português e matemática.

Também agradece ao presidente do CMSP, Gen. Div. Eduardo Diniz, a oportunidade para que o trabalho do grupo se desenvolvesse e se tornasse conhecido através da divulgação da matéria publicada na edição de março/2021 da Revista do CMSP O Projeto Fraterno, por meio de sua presidente Carmen Reyes, reconhece a dedicação e o comprometimento de Gina Yara de Sousa Pereira (2ª presidente), Ilza Olea Correa de Souza, Edney Novellino, Zé Roberto, Tatiana Montagnolli, Aline dos Santos Machado da Cunha e seus filhos Vinícius e Gabriel, Cynthya Shastri Giliane Reyes, Mariluce Menezes, Márcia Dias, Márcia Souza, Maristela Lourenção Duarte, Margareth Gatto, Valéria Gubeissi Cardoso, Dra. Karine Risério Rodrigues, Renata Propeta, Marta Serai, Thaísa Lima Diniz, Graciela Monteiro Casanova, Patrícia Cruz, Branca Nicolini, Maria Eugênia, Dra. Roberta, Regina, Dra. Rita Quariter e Lázara Mezzacapa.