Fique Por dentro

A Importância do Nutricionista para sua saúde e qualidade de vida

Publicado por: c1rc@M1l1t4r em 04/02/2021 -

Atuação desse profissional vai além da elaboração de dietas, ele é imprescindível na segurança alimentar das pessoas.

Para oferecer aos associados uma estrutura salutar e segura tanto nas suas instalações como em relação aos serviços prestados pelos seus

terceirizados na área de alimentação, o CMSP conta com a orientação da nutricionista Carolina Vasconcelos Wizniewsky.

Sua contratação ocorreu em 2013, após o SindiClube instruir os clubes de São Paulo sobre a importância do trabalho de nutrição em bares e restaurantes quanto à segurança alimentar.

Diariamente, Carolina fiscaliza e orienta os funcionários dos quatro restaurantes, da cafeteria da revistaria e do quiosque de sorvete que se encontram dentro do Clube. Também observa a validade, o armazenamento e o processo de manipulação dos alimentos bem como os protocolos de higiene e limpeza.

Dona de um currículo invejável, Carolina é bacharel em Nutrição pela Universidade Franciscana (Santa Maria/RS) e pós-graduada em Gastronomia – Técnicas e Práticas pela FMU (São Paulo/SP) e em Nutrição Clínica e Esportiva pela Universidade Católica de Goiás (Goiânia/ GO). Foi oficial técnico temporário no Exército Brasileiro e nutricionista no Hospital Geral de Brasília.

Nesta entrevista, você fica sabendo um pouco mais sobre o trabalho de um nutricionista e como ele é imprescindível para que todos tenham uma melhor qualidade de vida.

Existe uma relação direta entre nutrição, saúde e bem-estar físico e mental do indivíduo?

Várias pesquisas científicas comprovam que a boa alimentação tem um papel fundamental na prevenção e no tratamento de doenças. O equilíbrio na dieta é um dos motivos que permitiram ao homem ter mais longevidade ao longo dos séculos.

Nesse contexto, onde entra o trabalho do nutricionista?

O nutricionista é um profissional da saúde habilitado para realizar a orientação das pessoas quanto a se alimentarem adequadamente, respeitando as individualidades e promovendo saúde e qualidade de vida.

Então, a atuação vai além do conhecimento técnico?

Sim, o nutricionista também atua como agente de mudanças na cultura da organização, sugerindo caminhos mais certos e claros para melhores resultados e identificando pontos em desacordo com os requisitos legais e/ou padrões estabelecidos.

Quais os principais benefícios em ter um nutricionista trabalhando nos restaurantes e lanchonetes?

São inúmeros os benefícios, dentre eles, promover a segurança alimentar, dar suporte técnico em nutrição e dietética, supervisionar todas as etapas da produção, garantindo a qualidade e segurança dos alimentos, realizar adequações de acordo com as legislações sanitárias e orientar os clientes em caso de dúvidas.

E quais são as atividades realizadas nos restaurantes do CMSP?

A prestação de serviços abrange a supervisão, orientação, direcionamento e fiscalização dos serviços de alimentação, buscando promover a segurança alimentar e o cumprimento de todos os dispositivos legais que regulamentam as boas práticas de manipulação e fabricação de alimentos, higiene e limpeza. Isso exige constante aprendizado e estudo da legislação, além de maior atenção às mudanças e novas demandas que surgem.

Este momento de pandemia exigiu uma série de adequações e medidas dos estabelecimentos que lidam com alimentação. Quais foram as ações adotadas no CMSP?

Novas leis e decretos foram criados para trazer a segurança necessária ao cliente no consumo de suas refeições, desde a compra dos insumos até a chegada do prato à mesa. Dentre essas medidas, pode-se destacar a higienização constante das mãos; hábito de cobertura de boca e nariz ao tossir ou espirrar; uso obrigatório de máscara de proteção individual; disponibilização de álcool em gel em pontos estratégicos, tanto na cozinha quanto no salão de refeições; limpeza e desinfecção com produto sanitizante específico de objetos e superfícies tocados com frequência e cumprimento do distanciamento de mesas de 1,5 m umas das outras e lotação máxima de seis pessoas por mesa. Tudo pensando no bem-estar dos associados e dos frequentadores do Clube.