Fique Por dentro

CMSP Comemora seus 74 anos de Fundação

Publicado por: Círculo Militar em 09/06/2021 -

Em Sessão Solene, a Ordem do Mérito Circulista foi outorgada a honoráveis cidadãos como forma de agradecimento e reconhecimento pela dedicação e serviços prestados.

No dia 26 de maio, o CMSP realizou Sessão Solene em comemoração aos 74 anos de sua fundação.

Durante a solenidade, foram outorgadas as comendas da Ordem do Mérito Circulista a pessoas físicas ou entidades jurídicas que prestaram significativos serviços ao Clube e a cidadãos que se destacaram na sociedade brasileira pelo seu valor, prestígio social e dedicação. A OMC consta do Grau Máximo (Grã-Cruz), Grau Intermediário (Comendador) e Grau Inicial (Comenda de Oficial).

Compuseram a mesa diretora Gen Div Eduardo Diniz, Presidente do CMSP; Dra. Diva Thereza De Nicola, sócia benemérita e Ouvidora-Chefe do CMSP; Cel Rafael Roberto Gomide, Presidente do Conselho Fiscal; Cel Wlademir Martins Padilha, Presidente do Conselho Consultivo; Cel Luiz Sérgio Freire Rebelo, Vice-presidente do CMSP; CMG Alfredo Lee, representando o Comandante do 8º Distrito Naval, V Alte Sérgio Fernando de Amaral Chaves Junior; Gen Bda Manoel Morata Almeida, sócio benemérito e ex-Presidente do CMSP; Maj Brig do Ar Paulo Roberto de Barros Chã, Comandante do Comando Aéreo Sudeste; e o Comandante do Comando Militar do Sudeste, Gen Ex Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, que na ocasião foi empossado Presidente de Honra do CMSP. Filha do sócio fundador do Clube, Cap. Raphael Oberdan De Nicola, e portadora da matrícula nº 13, Dra. Diva Thereza De Nicola presenteou o público mais uma vez com seu tradicional discurso.

“Ocupo com orgulho mais uma vez nessa tribuna, agradeço a homenagem ao meu pai. Essa é minha casa, onde vivi e vivo até hoje. Essa é a casa da amizade”, disse emocionada.

Relembrando com requinte de detalhes a história da fundação do CMSP, desde as primeiras reuniões feitas por civis e militares no centro da cidade de São Paulo até a conquista do terreno e a construção da atual sede, ressaltando o trabalho incansável de sócios abnegados que resultou em toda a infraestrutura que hoje temos e a amizade que foi a mola propulsora para esse êxito.

O presidente do CMSP, Gen Div Eduardo Diniz, parabenizou a ilustre sócia pelas palavras proferidas. “Dra. Diva encarna nossa história, encarna o amor por esta instituição, encarna o verdadeiro sentido de ser circulista”.

“Quero agradecer a todos que tudo fizeram e tudo fazem para erigir essa história. Aos pioneiros que estabeleceram as bases de tão bem sucedida instituição. Aos beneméritos, conselheiros e antigos sócios que entregaram, não só esse majestoso patrimônio, mas também essa história rica de amizades, conquistas, congraçamento familiar e engrandecimento esportivo e sociocultural”, completou.

Ao final de seu discurso, Gen Diniz falou sobre as perdas irreparáveis que estamos sofrendo neste período tão difícil e conturbado, destacando o prefeito da cidade de São Paulo, Bruno Covas, um apoiador de nossas causas, que muito contribuiu na revalidação do comodato do CMSP; e o amigo querido Brig do Ar Ivo de Almeida Prado Xavier, dedicado sócio que adorava incondicionalmente

o Clube, criador do lema que muito o traduz: “CMSP, um lugar de ser feliz.”

Na ocasião também foi descerrada uma placa em homenagem ao Cel Carlos Elberto Vella, que será afixada no estande de tiro do CMSP. Falecido em novembro de 2020, Cel Vella tinha mais de 60 anos de prática do tiro desportivo e exerceu importantes funções no Clube. Foi Conselheiro, 2º Secretário, Presidente do Conselho Consultivo, Diretor de Comunicação e Coordenador da Equipe de Tiro circulista.

Encerrando a cerimônia o Comandante do Comando Militar do Sudeste, Gen Ex Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, agradeceu a acolhida e falou sobre a honra de ser agraciado com a OMC e ressaltou o espírito participativo e solidário dos circulistas. “Nasci e cresci em São Paulo e nunca imaginei que um dia me tornaria o Presidente de Honra do CMSP. Aqui, civis e militares formam juntos uma grande família. Aqui não existe divisão, existe harmonia, solidariedade e amizade. Que isso sirva de exemplo para o nosso país”, afirmou.

A Sessão Solene foi abrilhantada pela apresentação do tenor Klébio Jakson e pelo jantar servido pelo Buffet Dell’Orso aos agraciados, sócios e convidados.