Fique Por dentro

Homenagem ao Dia do Soldado

Publicado por: Círculo Militar em 21/10/2021 -

Cerimônia foi abrilhantada pela presença de integrantes do Exército, Marinha, Aeronáutica e Polícia Militar de São Paulo e pela apresentação da Banda Sinfônica do Exército.

Em 31 de agosto, o CMSP realizou a cerimônia em homenagem ao Dia do Soldado, comemorado anualmente em 25 de agosto, data de nascimento de Luís Alves de Lima e Silva, o Duque e Caxias, Patrono do Exército Brasileiro. 

Estiveram presentes na solenidade o Comandante do 8º Distrito Naval, V-Alte. Sergio Fernando de Amaral Chaves Junior; o Subchefe de Administração e de Planejamento e Controle do COMGAP, Brig. do Ar Fábio Luís Morau; o Comandante do CPAM-2, Cel. PM João Luis Mingheti Costa; o Presidente do Conselho Fiscal, Cel. Rafael Roberto Gomide; o Presidente do Conselho Consultivo, Cel. Wlademir Martins Padilha; o Vice-presidente do CMSP, Cel. Luiz Sérgio Freire Rebelo; e o Conselheiro de Honra e ex- Presidente do CMSP, Tenente Coronel Aidyl Alves Teixeira, dentre outras autoridades. 

“Estadista, Caxias foi e é exemplo a ser seguido por toda uma nação. Senador e Presidente do Conselho de Ministros levou à honestidade, à ética e à postura. Proclamado Conselheiro da Paz e Pacificador do Brasil, simboliza todas as virtudes e valores do soldado brasileiro, soldado de um Exército caracterizado pelo seu braço forte e sua mão amiga”, afirmou em seu discurso o Presidente do CMSP, Gen. Div. Eduardo Diniz. 

Gen. Div. Edson Diehl Ripoli, agradeceu a integração contínua e fundamental entre o CMSP e o Comando Militar do Sudeste. Falando sobre a importante figura de Duque de Caxias para a história de nosso país, ressaltou duas de suas célebres frases para exemplificar seu espírito patriota: A minha espada não tem partido e Sigam-me os que forem brasileiros. 

A cerimônia foi abrilhantada pela apresentação da Banda Sinfônica do Exército sob a regência do maestro Ten. Fabiano. 

Estabelecendo um elo artístico e cultural com a sociedade brasileira, a Banda Sinfônica do Exército tem como principal objetivo fazer da música um bem comum, constituindo-se elemento difusor da música e das tradições da Força Terrestre.

Com o fundamental apoio da FunCEB (Fundação Cultural Exército Brasileiro), que tem como uma de suas finalidades desenvolver os projetos culturais de interesse do Exército e administrá-los mediante captação de recursos, a Banda Sinfônica brindou o público presente ao apresentar transcrições de obras de consagrados compositores da música erudita e popular, nacional e internacional, além de clássicos da música popular brasileira e de temas de filmes. 


Ver todos: Cultural