Institucional

Quem Somos

Círculo Militar de São Paulo – 76 anos de história

Após o término da Segunda Guerra Mundial, em 8 de maio de 1945, São Paulo acolhia centenas de imigrantes refugiados dos países destroçados da Europa e os oficiais da reserva que, convocados para o serviço ativo, agora retornavam às suas atividades civis. Militares e civis reuniam-se com frequência na Praça do Patriarca e nas Arcadas do Largo São Francisco. Dessas reuniões informais, surgiu a ideia da fundação de uma entidade de congraçamento entre militares e civis. Foi assim que, em 29 de novembro de 1947, no auditório da Biblioteca Municipal, mais de trezentos oficiais se reuniram e exteriorizaram a grande alegria e satisfação de fundar um Círculo Militar com caráter cívico, social, recreativo, cultural e desportivo, que reunisse toda a oficialidade das Forças Armadas e civis conceituados da sociedade paulistana.

Na Presidência da Assembleia Geral, o General Renato Paquet, Comandante da 2ª Região Militar, expôs o objetivo da convocação e submeteu-o à votação. Com aprovação por unanimidade, foi então escolhido o 24 de maio de 1947 como a data para a comemoração de fundação do CMSP — dia consagrado à Batalha de Tuiuti, momento de glória do Exército brasileiro. Também, nessa ocasião, foi aclamada a Constituição da primeira diretoria, em que foi empossado como presidente o General de Divisão Renato Paquet. Desse ideal, surgiu nosso Círculo Militar que, após muitos desafios e dedicação, completa seus 76 anos de existência, renovando e concretizando o sonho de 1947, em que vários militares e civis — sempre unidos — buscaram o desenvolvimento e o fortalecimento do Clube. Quantas entidades em nosso país podem comemorar 76 anos de existência? São poucas. Nosso caso é de sucesso.

O Círculo, atualmente, atende cerca de 16 mil sócios, oferecendo inúmeras atividades sociais, culturais, esportivas, de lazer e recreação. As crianças têm atenção especial com Brinquedoteca, Playground, Berçário, o CIDI (Centro Integrado de Desenvolvimento Infantil) e uma área verde com 2.660 m2. Com instalações modernas e confortáveis, no bairro do Ibirapuera, o associado do CMSP e sua família desfrutam um diversificado complexo esportivo e de lazer, com quadras poliesportivas, ginásios, restaurantes e lanchonetes, departamento médico e de fisioterapia, salão de beleza, saunas masculina e feminina, salões para festas e eventos, academia de musculação, piscinas aquecidas e belíssimo parque aquático.

São 34 modalidades esportivas à disposição dos associados, além de shows e eventos com renomados artistas, viagens e passeios turísticos, idas a teatros e centros culturais, além de cursos atendendo às necessidades das várias faixas etárias e preferências diversas. É um oásis dentro de uma grande e turbulenta cidade como São Paulo, onde buscamos recarregar nossas energias e conviver animadamente com segurança, aliviando o estresse diário.

https://drive.google.com/file/d/1vrTUVRqEhZN9J9Z9tnxqQ4AajigZ2YIQ/view