Site do Círculo Militar de São Paulo
Projeto: Carlos Alberto Costa
Coordenação: Adriana Pereira da Silva
Fotos: Claudemir Pires e Edilson Soares
Anúncios: 3056-4068 - Rodrigo Teixeira
Administração backend: Rafael Evaristo
Jornalista Responsável: Adriana Rocha - MTB: 25802

Piscinas
Parque Aquático e Poliesportivo.

Novidade!
Comunicamos que a partir do dia 10/2, todas as segundas-feiras, o Parque Aquático irá funcionar das 6h30 às 21h30 e a Piscina do Ginásio Poliesportivo, das 6h às 21h30.

     Um almoço natalino encerrou as atividades de 2019 do Departamento Feminino. No encontro, realizado no dia 21 de novembro, também ocorreu a despedida da Sra. Evely Terezinha Morata, após 4 anos à frente do Departamento.
     “Vocês superaram meus anseios. Valeu a pena cada minuto em que dediquei todo meu amor”, afirmou Sra. Evely, agradecendo a todas e apresentando a nova presidente do Feminino, Sra. Fernanda Diniz, esposa do futuro presidente do CMSP, Gen. Div. Eduardo Diniz.
     “Bem-vinda e muito sucesso. Muitas felicidades em nome do nosso Departamento”, completou.
      A equipe do Departamento Feminino agradeceu a todos os funcionários que, de alguma forma, colaboraram nos eventos e atividades que aconteceram em 2019, mostrados em um telão durante a festa. Sempre superando as expectativas, o Buffet Dell’Orso serviu um delicioso e tradicional cardápio para a ocasião. O cantor e compositor Dudu França foi a atração musical dessa agradável tarde. Com mais de 40 anos de carreira,o artista interpretou sucessos nacionais e internacionais que relembraram as famosas domingueiras que aconteciam no CMSP nos anos 1970 e 1980. 
      Os personal dancers completaram o show, entrando na pista de dança da Boate ao som de inesquecíveis canções de Frank Sinatra.
      Após apresentarem mensagens sobre Jesus, falando de superação, esperança e força, a equipe do Feminino cantou Se todos fossem iguais a você.
     Acompanhando o cantor Dudu França, sócias e convidadas se abraçaram, entoando a canção Então é Natal, festejando mais um ano que se foi e aguardando 2020 com muita fé e amor.

     A edição do Esporte em Festa 2019 superou todas as expectativas.
     Para delírio dos fãs, neste ano, os integrantes Marcelo Bonfá e Dado Villa-Lobos cantaram e tocaram Dois + Que País é Esse, da Legião Urbana.
     Fundada em 1982, Legião Urbana foi um grupo de rock brasileiro com mais de 25 milhões de discos vendidos, é o segundo grupo musical que mais vendeu discos de catálogo no mundo, além de fazer parte do quarteto sagrado do rock brasileiro, juntamente com o Barão Vermelho, Titãs e Paralamas do Sucesso. 
     Subiram ao palco Marcelo Bonfá (bateria, percussão e voz) e Dado Villa-Lobos (guitarra, violão e voz), integrantes da formação clássica da banda, Nicolas Vasconcelos (guitarra, violão e voz), Mauro Berman (contrabaixo e voz), Rodrigo Tavares (teclado) e André Frateschi (voz).
     O público vibrou com as inesquecíveis canções Daniel na cova dos leões, Eduardo e Mônica, Índios e Quase Sem Querer, Tempo Perdido, Que País é Este? Angra dos Reis e Faroeste Caboclo, entre outras.
     Essa memorável e festiva noite encerrou em grande estilo as atividades de 2019 da Diretoria de Esportes.

    O ano de 2019 se encerrou e os atletas do CMSP participaram de muitas competições, sempre levando nosso Clube ao pódio>
     No dia 27 de novembro, a Diretoria de Esportes realizou o Cerimonial do Mérito Esportivo a fim de homenagear atletas, assessores, professores e técnicos que se destacaram nas modalidades esportivas e competitivas que representaram o CMSP em torneios nacionais e internacionais.
     Iniciando a cerimônia, foi apresentada uma retrospectiva com todas as realizações ocorridas de 2014 a 2019.
     Além de organizar inúmeros campeonatos, a Diretoria de Esportes desenvolveu programas como o Peso Certo Medida Certa, realizou eventos esportivos como a Olimpíada Esportiva e a Virada Circulista e implantou as modalidades beach tennis, krav maga e muay thai.
     O diretor de Esportes, Edson Hindi, agradeceu o apoio e a confiança do presidente do CMSP, Gen. Bda. Manoel Morata Almeida, para desenvolver todos os projetos.
     Emocionado, o diretor recebeu uma justa homenagem por todos os seus feitos. E, após a exibição de um vídeo com imagens de momentos ao lado de sua família, recebeu uma placa de agradecimento pelo seu desempenho.
     “Tive o privilégio de ter o Edson Hindi como diretor, pois ele faz tudo da melhor maneira possível. Fica fácil dirigir o Clube quando se tem uma boa equipe ao seu lado. Juntos começamos e juntos vamos continuar”, afirmou Gen. Morata. 
     O grande homenageado da noite foi Sensei Luiz Catalano Calleja, assessor de judô do CMSP há 24 anos e um dos mais estudiosos do esporte. 
     “Estou no CMSP desde 1968, como sócio e como funcionário. Aqui foi o primeiro lugar que ensinei judô. É uma alegria muito grande ser um circulista”, afirmou, agradecendo emocionado ao presidente
e a todos os alunos, funcionários e associados.
     Em seguida, foram agraciados os atletas, assessores e professores das modalidades esportivas do CMSP (Parque Aquático, Caminhada, CIAD/ Escola de Esportes, Condicionamento Total, Ginástica Aeróbica, Hidroginástica, Futvôlei, Academia, Krav Maga, Muay Thai e Rachão) e das modalidades competitivas (Futsal, Futmesa, Natação, Beach Tennis, Xadrez, Tiro, Jiu-jítsu, Karatê, Tênis, Basquete, Atletismo, Bocha, Ginástica Artística, Vôlei, Nado Sincronizado, Judô, Esgrima, Tiro com Arco e Maratonas Aquáticas).
     O troféu Modalidade do ano foi entregue para o CIAD – Centro Integrado de Aprendizagem Desportiva –, e o troféu Wagner Carlos Capobianco, “Wagnão”, foi entregue para o professor de Condicionamento Total, Marco Antônio Palmerine.
     O troféu Atleta do Ano, que recebeu o nome Sensei Luiz Catalano Calleja, foi entregue a Matheus Cony Siniscalchi, da Natação. 
     O jovem Matheus possui um currículo invejável. Além de levar o CMSP ao pódio em piscinas no Campeonato Brasileiro por 10 anos, o nadador foi por quatro vezes vice-campeão paulista nos 1.500 m e 400 m livre e por cinco vezes primeiro colocado no Brasileiro de Maratonas, categoria Infantil I. Também conquistou 10 medalhas no Campeonato Paulista, foi campeão brasileiro de Maratonas 5 km, Top 5 do Campeonato Paulista de Verão e Inverno e Top 10 no Brasileiro de Inverno, e é o único nadador brasileiro medalhista no Brasileiro de Piscina e de Águas abertas, no Infantil do Estado de São Paulo.
     
     Parabéns a todos pelas grandes conquistas. Em 2020 tem mais!

     Final de ano é sempre muito movimentado para a turma do CRI. No dia 4 de dezembro, os alunos do Maternal I e II e do Jardim I e II apresentaram espetacular O Mundo Disney.
     Antes de a galerinha entrar no palco, o público assistiu a um making of com pequenos trechos dos desenhos que eram apresentados.
     Dentre as animações do repertório estavam O Rei Leão, Toy Story, Lilo & Stitch, Pequena Sereia, Branca de Neve e os Sete Anões, Aladim e Peter Pan.
     Com o palco do Salão Social decorado por balões coloridos, os pequenos encantaram amigos e familiares com as danças coreografadas. 
     A diretora Cultural Maria Eugênia Chiorino Lopez elogiou o desempenho de todos e as lindas fantasias usadas durante o espetáculo, conduzido por um simpático Pinocchio, interpretado pelo artista Márcio.
     A equipe do CRI é formada pela coordenadora Marisa Hardt Andrade Ponzio, pelas professoras Marília Hardt, Ana Paola Peralta, Cynthia Izsak, Priscila Lima, Andreia Camargo, Andrea Grieco, Pricilla Sanches e Vanessa Adani e pelas auxiliares Claudiana, Caroline, Rosângela, Elisete, Fátima, Aline, Tamires e Larissa.
     No dia 6 de dezembro, ocorreu a tão aguardada formatura das turmas do Jardim II, manhã e tarde. “Há muitos textos que comparam a vida a uma viagem de trem, repleta de embarques e desembarques, muitas surpresas agradáveis, outras nem tanto... momentos alegres e momentos tristes. Assim é essa aventura, cheia de sonhos, fantasias, esperas, alegrias e despedidas. E porque estamos todos no mesmo trem, comemorar a primeira vitória acadêmica de seus filhos é muito bom e faz parte de nossa viagem”, disse a diretora Cultural, Maria Eugênia Chiorino Lopez,
na abertura da cerimônia. Com um misto de alegria e emoção, as professoras entregaram os diplomas para seus pequenos pupilos.
     Sob a orientação da professora Cristina Capuano, os alunos cantaram a canção Trenzinho Caipira, de Heitor Villa-Lobos, e, ao som da música Trem Bala, de Ana Vilela, os formandos entregaram rosas aos seus pais como forma de agradecimento pelo zelo e pelo carinho dispensados em suas vidas.
     Para agradecer a todos que participaram dessa primeira etapa de sua evolução, os pequenos cantaram Graduation song thank you for kids, sob orientação da professora Andrea Renata Cecara Mascaro.
     Para completar esse dia tão festivo, um jantar de confraternização foi servido na Boate, local onde os formandos dançaram valsa com seus pais. Parabéns e muito sucesso a todos! A vida acadêmica está apenas começando...

     Sempre muito aguardados, os Espetáculos de Fim de Ano 2019, promovidos pela Diretoria Cultural por meio de sua assessora de Dança, Márcia Catan, trouxeram muita inovação, técnica e ousadia.
     Ao som de baião, salsa, tarantela, zook e rock soltinho, as alunas de Ritmos, sob coordenação do professor Caju, encantaram o público em 1º de dezembro.
     Após o grupo agradecer a paciência e dedicação do professor Caju, homenageando-o, alunas, amigos e familiares se juntaram ao professor Reizinho e aos adeptos da dança solta e a apresentação virou uma grande e animada festa.
     Sob o comando dos professores Átila Freire, Giovana Grassi Salles e Isabelle Grassi Salles Pinheiro, as alunas do Jazz, Street Dance, Jazz Musical e Jazz Arte se apresentaram no dia 8 de dezembro.
     Nesse memorável espetáculo, os grandes e inesquecíveis musicais foram relembrados.
     Fizeram parte do repertório as canções dos clássicos Noviça Rebelde, O Fantasma da Ópera, Dançando na Chuva e Mary Poppins, e, ainda, as animações Cinderela, Enrolados e Rei Leão, entre outros.
     Além da coordenação dos professores, a apresentação contou com o apoio das assessoras Ieda Pelizaro e Vera Lúcia Bueno Aguiar; confecção dos figurinos da equipe Célia Silvia e filmagem e concepção do cenário Gabão Grassi.
     Um conto de Natal foi o tema da apresentação de balé realizada no dia 15 de dezembro. Com muita graça, as alunas representaram anjinhos, estrelinhas, soldadinhos de chumbo, bonecas e presentes, levando o público a viajar por um mundo encantado e mágico. 
     O espetáculo contou com as professoras e coreógrafas Gláucia Lobo, Giuliana Singh e Rena Cavalcante, Igor Bononi (cenário), GM11 (gravação), Maisa Atelier (figurinos), Bea Mo. Go e Tatiana Amaral (bailarinas convidadas), Alan Medina (convite digital) e Roberta F. Nogueira e Sheila Quirino (workout ballet).
     A diretora Cultural Maria Eugênia Chiorino Lopez agradeceu o empenho de todos os envolvidos, alunos, professores
e funcionários, e, principalmente, o apoio de amigos e familiares que prestigiaram os eventos. “Desejo boas festas a todos e um ano novo com grandes mudanças, sempre para melhor”, afirmou.
     Em 2020, a Diretoria Cultural continuará com sua grade especial de aulas. Venha participar!

     O novo ano que se inicia foi recebido com muita alegria e energia positiva. Com o tema 2020: Uma Odisseia Circulista, o CMSP ganhou decoração para lá de especial, com muito branco e prata, para seu baile de réveillon.
     A animação da festa ficou por conta das bandas Kremlin, que subiu ao palco do Salão Social, e Som Atual, que apresentou seu repertório aos sócios e convidados que estavam na Boate. Para as crianças, foram montados brinquedos infláveis no Ginásio II.
     No corredor principal do Clube, havia quiosques de caipirinha e água de coco,
e, no Parque Aquático, foram montadas mesas com variadas frutas e uma pista de dança agitada por DJs. O Buffet Dell’Orso e toda a sua equipe de garçons e garçonetes serviu um delicioso jantar.
Rodeados por crianças, o presidente do CMSP Gen. Morata e sua esposa, Sra. Evely, e o presidente eleito para o biênio 2020-2021 Gen. Div. Eduardo Diniz e sua esposa,
Sra. Fernanda, desejaram um ano promissor para todos os circulistas.
     Acompanhado por sua equipe de assessores e sua esposa, Sra. Paulette, o diretor Social Sr. José Roberto Stipp fez a contagem regressiva e o brinde pela chegada de 2020 ao som da tradicional canção Adeus, Ano Velho.
     Com muita serpentina, o Salão Social virou um verdadeiro baile de Carnaval, com a entrada de uma bateria de escola de samba acompanhada por eletrizantes mulatas e passistas.
     Para finalizar, sócios e convidados foram ao Parque Aquático para acompanhar uma espetacular queima de fogos que arrancou aplausos de todos e anunciou novas esperanças para este ano que se inicia.

Parceria entre o CMSP e Scuba Point - The Diving Experience.

O curso é dividido em 3 partes: sala de aula, águas confinadas (piscinas do CMSP) e quatro mergulhos em águas abertas,
realizados em Ilha Grande. Para o treinamento é fornecido o material didático e todos os equipamentos autônomos
(cilindro, roupa de neoprene, cinto de lastro manômetro e profundímetro, colete equilibrador. Os participantes deverão adquirir os equipamentos básicos: máscara, respirador (snokerl) e par de nadadeiras Valores: R$ 490,00 - Viagem para check-out em Ilha Grande R$ 1.790,00
Taxa credencial PADI internacional R$ 130,00

Dias e horários aulas: Segunda-feira, das 19h às 21h, Pré-requisitos: a partir dos 12 anos
Local: Salão da musculação
Mensalidades: R$ 122,00

A galera de 11 a 17 anos veio a caráter na Balada Teen, realizada no dia 8 de novembro, na Boate. Com uma decoração especial, a Sexta do Horror, organizada pela Diretoria Social, reuniu monstros e zumbis que se divertiram ao som dos DJs GeBe e Guilherme.