Brasilidade – Exército Brasileiro

DATAS COMEMORATIVAS TRADICIONAIS PARA AS FORÇAS ARMADAS
EXÉRCITO BRASILEIRO

08 de fevereiro – Dia do Magistério do Exército

O Exército Brasileiro comemora, em 8 de fevereiro, o Dia do Magistério Militar. Tal data comemorativa foi instituída como forma de homenagear os profissionais que labutam diuturnamente para difundir o saber, a cultura e os valores castrenses aos alunos dos inúmeros estabelecimentos de ensino da Força Terrestre.

Atualmente, as atividades do Magistério Militar são desempenhadas por oficiais de carreira, oficiais técnicos temporários, oficiais da reserva remunerada e professores civis. A educação que o Exército proporciona a seus discentes é baseada em tradições e valores como civismo, honra, trabalho e amor à Pátria. Essa formação holística busca atingir uma alta qualificação para os seus quadros, dando condições morais e técnicas ao indivíduo formado para bem desempenhar o papel inerente ao profissional militar brasileiro.


 

13 de fevereiro – Dia da Assistência Religiosa

No 13 de fevereiro, o Exército Brasileiro comemora o Dia do Serviço de Assistência Religiosa (SAREx) e presta a mais justa homenagem a seu patrono, Frei Orlando. No seio dessa Instituição centenária, os capelães militares representam a fé em Deus e o amor à Pátria. Ao reverenciar a figura do Frei Orlando, queremos homenagear todos os capelães militares. O capelão militar é um soldado singular. Embora envergando o mesmo uniforme e convivendo com os seus companheiros, é alheio ao manejo das armas e às táticas de combate. A sua missão, nobre e humanitária, consiste em promover a fé, curar as almas, elevar o moral e reacender a chama da esperança nos corações dos combatentes do Exército Brasileiro. Ele deve ser o homem de Deus dentro da Caserna, a presença de Cristo entre os militares. Sua conduta deve transparecer mansidão, humildade, misericórdia, bom senso. Deve possuir um hábito de constante oração e de apostolado profícuo, cultivar os valores do Evangelho através de sua pregação e de seu testemunho de vida, ser verdadeiro pastor, representante de Jesus no seio da Unidade.

É oportuno considerar que alguns valores indispensáveis do capelão militar se confundem com os valores dos militares: atitude moral incontestável, determinação, coragem, perseverança, equilíbrio emocional e espírito de corpo, atributos que são constantemente cultivados na caserna. No dia a dia da vida militar, os religiosos-soldados fortalecem os enfraquecidos, animam os cansados e abatidos, alegram-se com os jubilosos, socorrem os enlutados, doentes, entristecidos e angustiados. Assim, o Capelão Militar está empenhado na propagação da mensagem de paz.


 

21 de fevereiro – Batalha de Monte Castelo

Por mais terras que eu percorra, não permita Deus que eu morra, sem que eu volte para lá…” – Canção do Expedicionário, Guilherme de Almeida, 1944

A Batalha de Monte Castello foi travada ao final da Segunda Guerra Mundial, entre as tropas aliadas e as forças do Exército Alemão, que tentavam conter o seu avanço no Norte da Itália. A batalha marcou a presença da Força Expedicionária Brasileira (FEB) no conflito. A batalha arrastou-se por três meses, de 24 de novembro de 1944 a 21 de fevereiro de 1945, durante os quais se efetuaram seis ataques, com grande número de baixas brasileiras devido a vários fatores. Quatro dos ataques não tiveram êxito, por falhas de estratégia, mas a batalha chegou a seu fim em 21 de fevereiro de 1945 com a vitória dos aliados, a derrota dos alemães e a tomada de Monte Castello por tropas brasileiras. A atuação dos soldados brasileiros foi importante e heroica. Mesmo com equipamento inadequado e enfrentando uma temperatura de até 15ºC negativos, os pracinhas conseguiram derrotar as forças alemãs que estavam entrincheiradas no alto do monte Castelo, na Itália.


 

01 de março – Término da Guerra da Tríplice Aliança

Durante o período monárquico, o Brasil se envolveu em três conflitos internacionais com países fronteiriços, situados ao sul, na região Platina, sendo a Guerra do Paraguai o mais longo e violento. Começou em 1864 e terminou em 1870, com a derrota do Paraguai para os países que formaram a chamada Tríplice Aliança: o Brasil, a Argentina e o Uruguai. O principal motivo da guerra foram as tentativas do ditador paraguaio, Solano López, em dominar os países fronteiriços do Sul e o controle da navegação daquela localidade, na região Platina. O objetivo Solano López era construir o Grande Paraguai, tomando o Uruguai e partes do território argentino e brasileiro.


 

10 de abril – Dia da Engenharia

A Arma de Engenharia abre caminhos, lança trilhos, pereniza rios e efetua travessias. Ela é a Arma de apoio ao combate e tem como missão principal apoiar a mobilidade, a contramobilidade e a proteção, caracterizando-se como um fator multiplicador do poder de combate.

A Mobilidade é o conjunto de trabalhos desenvolvidos para proporcionar as condições necessárias ao movimento contínuo e ininterrupto de uma força amiga.

A Contramobilidade é o conjunto de trabalhos que visam deter, retardar ou canalizar o movimento das forças inimigas para, em princípio, contribuir na destruição dessas forças.

A Proteção é o conjunto de trabalhos que visam reduzir ou anular os efeitos das ações do inimigo e das intempéries sobre a tropa e o material, proporcionando abrigo, segurança e bem-estar e ampliando a capacidade de sobrevivência das forças em campanha.


 

12 de abril – Dia da Intendência

A Intendência, herdeira de tradições seculares, é responsável por parte significativa do braço logístico no Exército Brasileiro, o que a tornou conhecida como “Rainha da Logística”. Com eficiência, desempenha todas as funções logísticas, dentre as quais se destacam: Suprimento, Transporte e Recursos Humanos. Por intermédio dessas funções, realiza todo o planejamento logístico, a fim de prever e prover as necessidades da tropa, quer em Operações, quer na manutenção das atividades rotineiras das organizações militares. A “Rainha da Logística” mantém as tropas aptas ao combate, com seu lema “Sempre Servir”, apoiando militares de todas as Armas, Quadros ou Serviços de maneira ímpar, sendo fundamental seu pleno emprego para influenciar, indiretamente, no resultado da batalha.


 

14 de abril – Conquista de Montese

A Batalha de Montese foi travada ao final da Segunda Guerra Mundial na comuna italiana de Montese, entre os dias 14 e 17 de abril de 1945, como parte da Ofensiva Aliada Final na Campanha da Itália, tendo como forças combatentes, de um lado, unidades da 1.ª Divisão de Infantaria Expedicionária Brasileira (1ª DIE), que contava com veículos blindados próprios, reforçada por tanques da 1.ª Divisão Blindada Americana e de outro, tropas do 14.º Exército do Grupo de Exércitos C da Wehrmacht. A conquista de Montese era fundamental, pois caracterizava a ruptura da linha defensiva alemã no vale do Rio Panaro (linha “Gengis Khan”) e abria caminho para o avanço aliado rumo à planície do Rio Pó. Os combates começaram na manhã de 14 de abril de 1945, dando início à Ofensiva da Primavera.


 

19 de abril – Dia do Exército Brasileiro – Primeira Batalha de Guararapes

O Dia do Exército é celebrado em memória à Batalha dos Guararapes, que ocorreu em 19 de abril de 1648, no estado de Pernambuco. Esta data homenageia a força e presença do exército nacional brasileiro como entidade de proteção do território e nação brasileira. Foram as principais ações bélicas ocorridas no Nordeste brasileiro contra a presença dos holandeses na região. Neste episódio, um grupo de brasileiros, de diferentes etnias, mas com o mesmo sentido patriótico, se reuniu pela primeira vez para combater a dominação holandesa. Atualmente o Dia do Exército Brasileiro serve para comemorar essa vitória, enaltecer o espírito patriótico brasileiro e para divulgar a importância dessa Força Armada.

Canção do Exército Brasileiro

Nós somos da Pátria a guarda,
Fiéis soldados,
Por ela amados.
Nas cores de nossa farda Rebrilha a glória,
Fulge a vitória.
Em nosso valor se encerra
Toda a esperança
Que um povo alcança.
Quando altiva for a Terra
Rebrilha a glória,
Fulge a vitória.
A paz queremos com fervor,
A guerra só nos causa dor.
Porém, se a Pátria amada
For um dia ultrajada
Lutaremos sem temor.
Como é sublime
Saber amar,
Com a alma adorar
A terra onde se nasce!
Amor febril
Pelo Brasil
No coração
Nosso que passe.
E quando a nação querida,
Frente ao inimigo,
Correr perigo,
Se dermos por ela a vida
Rebrilha a glória,
Fulge a vitória.
Assim ao Brasil faremos
Oferta igual
De amor filial.
E a ti, Pátria, salvaremos!
Rebrilha a glória,
Fulge a vitória.
A paz queremos com fervor,
A guerra só nos causa dor.
Porém, se a Pátria amada
For um dia ultrajada
Lutaremos sem temor.


 

28 de abril – Conquista de Fornovo 

A Batalha de Fornovo di Taro foi travada durante a Segunda Guerra Mundial, entre a Força Expedicionária Brasileira (FEB), junto com partisans italianos e unidades de duas divisões do exército dos Estados Unidos, contra tropas do exército da Alemanha Nazista e da República Social Italiana. A luta se deu na cidade de Fornovo di Taro, no norte da Itália. As forças Aliadas derrotaram os soldados que estavam tentando bater em retirada. O general alemão Otto Fretter-Pico decidiu se render, no dia seguinte ao ataque, com quase 15 000 homens (entre alemães e italianos).


 

05 de maio – Dia Nacional das Comunicações

A comunicação é essencial para o desenvolvimento das sociedades, assim como das suas particularidades culturais e históricas. Ela é inerente às atividades humanas, tendo sido instrumentalmente praticada desde os tempos mais remotos. Com o tempo, as sociedades que se constituíram foram, gradativamente, construindo e aperfeiçoando diferentes métodos que envolviam a emissão e recepção de mensagens, e desenvolvendo técnicas que permitissem a comunicação entre diferentes lugares.

Atualmente, graças aos avanços tecnológicos, a comunicação se consolidou como uma das chaves essenciais para o processo de globalização. As informações podem ser comunicadas para qualquer lugar do mundo (e do espaço) de maneira rápida e fácil.

A escolha desta data para celebrar o Dia das Comunicações é uma homenagem ao nascimento de Marechal Rondon (5 de maio de 1865), considerado o Patrono das Comunicações no país, um dos principais responsáveis pela disseminação dos sistemas de comunicação no Brasil. Por este motivo, o Dia Nacional das Comunicações também é conhecido como “Dia de Rondon”.


 

08 de maio – Dia da Vitória 

No dia 8 de maio de 1945, a data formal da derrota da Alemanha nazista em favor dos Aliados na Segunda Guerra Mundial e do triunfo das forças democráticas, reverenciamos a todos que lutaram pelo espírito de liberdade no mais abrangente e atroz conflito da história da humanidade.

Desde o início da Guerra, em 1939, o Brasil, coerente com sua tradição conciliadora, mantivera-se neutro no conflito. Entretanto, a grande Nação brasileira, diante da ameaça à integridade e à soberania nacionais, atendeu, com coragem e nobreza de propósitos, ao esforço de mobilização.

Apesar das dificuldades de toda ordem, a Força Expedicionária Brasileira (FEB), formada por cerca de 25.000 jovens, oriundos de diversas regiões do País, cruzou os mares em direção ao Teatro de Operações Europeu, onde escreveria sua épica participação no conflito. Para aqueles que julgavam ser mais fácil uma cobra fumar que o Brasil ir à guerra, estava provando o contrário.

Nossa tropa superou todas as expectativas, impondo-se com moral, bravura e disciplina. Os pracinhas, como eram chamados os soldados brasileiros, com inegável determinação, enfrentaram o terreno desfavorável, o inverno rigoroso e um inimigo intrépido e aguerrido. Conquistaram o respeito dos exércitos aliados, levando, com generosidade e espírito humanitário, a esperança ao sofrido povo italiano. A coragem do soldado brasileiro foi reconhecida, inclusive, pelo próprio inimigo.

Ao relembrarmos os sacrifícios e as glórias do Brasil na Segunda Guerra Mundial, lembramos também de todos aqueles que enfrentaram as agruras do combate e, particularmente, a memória dos que perderam suas vidas a serviço do País, deixando para a nossa e para as futuras gerações um inestimável legado de valores e virtudes.


 

10 de maio – Dia da Arma da Cavalaria 

Cavalaria é a arma das forças terrestres que, antigamente se destinava ao combate a cavalo, em ações de choque ou de reconhecimento. Historicamente, a cavalaria é a arma mais móvel dos exércitos e a segunda mais antiga – seguindo-se à infantaria. Desde os tempos mais remotos que a elevada mobilidade da cavalaria lhe deu uma vantagem como um instrumento multiplicador de forças. Mesmo uma pequena força de cavalaria poderia manobrar de forma a flanquear, evitar, surpreender, retirar e escapar, de acordo com as necessidades do momento. Um homem combatendo montado num cavalo tinha também a vantagem de uma maior altura, velocidade e massa inercial sobre um oponente a pé. Outro elemento da guerra a cavalo era o impacto psicológico que um soldado montado poderia infligir sobre um oponente.

Hoje em dia, são raros os exércitos que mantém forças de combate a cavalo. Mas, em muitos deles, por tradição, continua a chamar-se “Cavalaria” as forças e unidades que desempenham missões semelhantes às da antiga Cavalaria, porém, fazendo uso de veículos motorizados, veículos blindados ou de helicópteros. Na frente de combate, participa de ações ofensivas e defensivas, usando de suas características: alta mobilidade, elevada potência de fogo, ação de choque e surpresa, proteção blindada, e sistema de comunicações amplas e flexíveis.

Após a Independência, a Cavalaria Imperial produziu líderes de indiscutível valor, sintetizados na figura genial e eletrizante do digno patrono da Arma: Marechal Manuel Luís Osório – Marquês do Herval.


 

24 de maio – Dia da Arma da Infantaria 

O Dia da Arma de Infantaria é celebrado no Exército Brasileiro em homenagem ao dia da morte do Brigadeiro Antônio de Sampaio, abatido, nos campos de Tuiuti, no dia de seu aniversário. Patrono da Arma de Infantaria, o Brigadeiro Sampaio também se destacou por sua bravura em outras batalhas.

A história da Rainha das Armas, como é conhecida a Infantaria, no contexto mundial, é quase tão antiga quanto a da própria guerra. Em situações de conflito, os exércitos da antiguidade empregavam o combate corpo a corpo e alguns armamentos, como espadas e bastões. A Infantaria tem como característica essencial a aptidão para combater a pé, em todos os tipos de terreno e sob quaisquer condições meteorológicas, podendo utilizar variados meios de transporte. Uma de suas missões é conquistar e manter o terreno, aproveitando a capacidade do infante de progredir em pequenas frações, difíceis de serem detectadas. Isso permite que ele se aproxime do inimigo para travar o combate corpo a corpo.


 

24 de maio – Batalha de Tuiuti 

Durante a Guerra do Paraguai, várias batalhas ficaram marcadas pelo confronto entre os países latino-americanos. Dentre elas, a Batalha de Tuiuti, considerada a mais violenta de todas elas. Além disso, é considerada a mais sangrenta pelo número expressivo de mortos no combate.

A batalha ocorreu em 1866, no dia 24 de maio. À frente do exército da Tríplice Aliança – formado por Brasil, Argentina e Uruguai – estava o marechal brasileiro, Manuel Luís Osório; Bartolomé Mitre, militar argentino, e o general do Uruguai, Venâncio Flores. Já, do lado paraguaio, o general José E. Díaz comandava as tropas.

Por conta da localidade da batalha, nos arredores da lagoa de Tuiuti, a tríplice aliança enfrentou dificuldades para vencer os paraguaios. Isso porque a região era formada por pântanos. Inclusive, Tuiuti vem do guarani e significa “lama branca”.

Apesar dos empecilhos, a tríplice aliança venceu os paraguaios na batalha que marcou a história dos países da América do Sul.


 

27 de maio – Dia do Serviço de Saúde do Exército

A data de 27 de maio foi escolhida para o Dia do Serviço de Saúde do Exército, para venerar a memória do seu Patrono, o General de Brigada Médico João Severiano da Fonseca, que prestou os mais nobres serviços, tanto na paz como na guerra, dedicando à saúde do soldado seus conhecimentos, seu desvelo e os seus maiores sacrifícios.

O Serviço de Saúde do Exército provê o apoio de saúde à tropa e à família militar, ainda que nas regiões mais longínquas do país, buscando sempre a constante capacitação dos seus integrantes, investindo em tecnologia nas suas organizações militares de saúde, bem como na capacitação dos profissionais que nelas labutam, permitindo a contínua especialização e execução de procedimentos de elevada complexidade.

No que concerne ao cenário internacional, o Serviço de Saúde colabora para a projeção do Exército Brasileiro no desempenho das atividades da Saúde Operacional com provisão de equipes de militares em Missões de Paz da ONU e em Operações Militares Conjuntas. Em território nacional, o Serviço de Saúde providencia assistência às comunidades carentes, especialmente em locais remotos, com difícil acesso por condições climáticas ou geográficas peculiares de determinadas regiões.


 

29 de maio – Dia Internacional das Tropas de Paz das Nações Unidas (Peacekeepers)

A ONU instituiu esta comemoração no dia 29 de maio com o objetivo de homenagear todos os homens e mulheres que pelos seus altos níveis de profissionalismo, dedicação e coragem serviram e continuam servindo em Operações de Manutenção de Paz, e para honrar aqueles que perderam suas vidas em prol do cumprimento das missões. Esta foi a data de início da primeira Operação de Manutenção de Paz das Nações Unidas, no ano de 1948, em operação até os dias atuais.

A participação brasileira nas Operações de Paz, com tropa, teve seu início em 1956, no conflito árabe-israelense junto à Faixa de Gaza. Posteriormente, contingentes brasileiros estiveram em Moçambique, Angola, Timor Leste e, recentemente, no Haiti. O Brasil colabora com os esforços da ONU em manter a paz no mundo, disponibilizando parcela de seus mais preparados recursos humanos, para comporem as mais variadas missões de paz, seja de caráter individual (oficiais de Estado-Maior e observadores) ou com tropas. Atualmente, participa de dez missões sob a égide das Nações Unidas, com 53 militares em missões individuais da ONU, com demandas logísticas de grande envergadura e vasto emprego de valiosos recursos humanos que demonstram dedicação, coragem, fé na missão e sobretudo, elevado espírito de corpo, para vencer as adversidades.


 

10 de junho – Dia da Arma de Artilharia 

O Dia da Artilharia é uma homenagem à figura de Emílio Luís Mallet, o Barão de Itapevi. A data é destinada a homenagear uma das mais importantes posições de um grupo militar: a artilharia. A Artilharia do Exército Brasileiro compreende, atualmente, dois ramos distintos: a Artilharia de Campanha e a Artilharia Antiaérea. A Artilharia de Campanha possui uma dotação de morteiros, obuseiros, foguetes e mísseis e tem como missão destruir ou neutralizar os alvos inimigos que ameacem o êxito das operações, inclusive com o emprego dual na defesa do litoral. No que concerne à Artilharia Antiaérea, equipada basicamente por canhões e mísseis, responsabiliza-se pela defesa de pontos sensíveis e estratégicos contra as ameaças aéreas inimigas.

O combate moderno, incerto e complexo torna a missão da Artilharia desafiadora, exigindo de seus quadros um contínuo aperfeiçoamento profissional, técnico e tático. Demanda muito estudo, pesquisa e planejamento para que suas armas possam ser mais eficientes e assim cumprir o objetivo estabelecido. Visando acompanhar essa ininterrupta evolução, a Artilharia avança na incorporação de recentes tecnologias para a melhoria dos materiais e para o adestramento da tropa.


 

17 de junho – Dia do Serviço de Veterinária

O médico veterinário militar é um profissional multifacetado. Sua atividade no contexto militar evoluiu ao longo da história, adaptando-se às novas características de combate. Atua com biossegurança em operações, sanidade, controle de zoonoses, no controle de qualidade da água e dos alimentos consumidos pelas tropas e na preservação ambiental, dentro e fora dos quartéis. O Exército Brasileiro possui cães treinados para guarda de instalações e detecção de explosivos, armas e substâncias químicas. Entende-se, então, a importância do médico veterinário. Zela pela saúde e bem-estar dos animais do plantel, pelo manejo, nutrição, reprodução e atendimento clínico-cirúrgico de equinos e caninos.

Outro exemplo de ação em operações multidimensionais ocorre quando os médicos veterinários militares brasileiros integram missões da Organização das Nações Unidas (ONU) pelo mundo. Graças a esses profissionais, as tropas brasileiras mantêm a operacionalidade, mesmo atuando em regiões castigadas por enfermidades infecciosas e zoonoses como raiva, leishmaniose, diarreias e malária.


 

24 de junho – Dia do Policial Militar

A data celebra o serviço dos profissionais que se colocam a serviço da comunidade e arriscam suas próprias vidas todos os dias para cumprir a importante missão de oferecer segurança, de proteger as pessoas, dar cumprimento às leis, combater o crime e preservar a ordem pública.


 

03 de agosto – Dia do Quadro de Engenheiros Militares

Desde o Brasil Colônia, a Engenharia Militar vem contribuindo de forma significativa na Defesa, na Segurança e no Desenvolvimento Nacional, enfrentando e superando os desafios de cada momento histórico de nosso País. Seu legado compreende desde contribuições à demarcação, consolidação e integração do território nacional até realizações em proveito da defesa e do desenvolvimento científico e tecnológico do Brasil. Essa trajetória emblemática dos integrantes do Quadro dos Engenheiros Militares é inspirada no exemplo de dedicação, desprendimento e amor ao solo pátrio revelado pelo seu Patrono, o Cel. Ricardo Franco de Almeida Serra.

A capacidade técnica dos engenheiros militares está presente na obtenção, na pesquisa e no desenvolvimento de novos sistemas e de materiais de emprego militar, no teste e na avaliação de sistemas e armas, nos ensaios laboratoriais, na produção industrial de interesse do Exército, na gestão da inovação e na logística. Na busca por tecnologias disruptivas ou pelo estado da arte da pesquisa científica, os engenheiros militares estudam temas complexos e estratégicos como, por exemplo, cibernética e defesa química, biológica, radiológica e nuclear.

A atuação contínua dos engenheiros militares também se faz marcante nas áreas de tecnologia da informação e de comunicações; no desenvolvimento de softwares e de sistemas de comando e controle; na gestão de bancos de dados; no projeto, manutenção e operação de redes de dados; na gestão de datacenters; e na produção de geoinformação.

Ademais, o desempenho dos engenheiros militares também é constantemente requerido e desafiado em atividades voltadas ao desenvolvimento nacional, como nas obras de engenharia de construção e na recuperação de infraestruturas estratégicas, como rodovias, portos e aeroportos, na fiscalização de produtos controlados ou no mapeamento sistemático do território nacional.


 

25 de agosto – Dia do Soldado – Nascimento do Marechal Luiz Alves de Lima e Silva 

O Marechal Luís Alves de Lima e Silva, Duque de Caxias, nasceu em 25 de agosto de 1803, em Porto Estrela, e faleceu em 7 de maio de 1880, em Valença, ambas as cidades no Rio de Janeiro.

Em 1923, foi instituída a comemoração do Dia do Soldado, em 25 de agosto, em comemoração ao nascimento de Caxias. Posteriormente, em 1962, ele seria escolhido como patrono do Exército Brasileiro.

Militar de carreira, atuou em praticamente todos os conflitos que aconteceram no Brasil no século XIX. Participou das guerras da independência, na Bahia, tomou parte nos combates às revoltas durante o período regencial, no Rio Grande do Sul e no Maranhão, e atuou na Guerra da Cisplatina. Finalmente, comandou o exército brasileiro no Paraguai. Além disso, foi senador do Império, Ministro da Guerra e Presidente do Conselho de Ministros.


 

18 de setembro – Dia da Família Militar 

O Dia da Família Militar faz referência ao nascimento de D. Rosa Maria Paulina da Fonseca (1802 a 1873), Patrono da Família Militar, na então cidade de Alagoas, capital da província de mesmo nome e atual município de Marechal Deodoro.

Em 1824, D. Rosa da Fonseca casou-se com o Major do Exército Imperial Manoel Mendes da Fonseca, militar que se destacou na prestação de serviços ao Império. Ela sempre apoiou o marido em todas as suas resoluções até o final da vida. Teve dez filhos dessa união, que viria a ser uma das mais importantes famílias militares, com destaque na política e na administração pública brasileira.

Dos dez filhos, duas eram mulheres. Os oito homens abraçaram a carreira das Armas e sete seguiram para os campos de batalha da Guerra da Tríplice Aliança, onde três morreram heroicamente defendendo a Pátria. Permaneceu junto a ela apenas seu filho Pedro Paulino, tenente reformado do Exército, futuro governador de Alagoas e senador federal por esse Estado.


 

30 de outubro – Dia do Quadro de Material Bélico

Na data do nascimento do Tenente-General Carlos Antônio Napion, comemora-se o dia do Quadro de Material Bélico. Ele foi escolhido como Patrono, por seu amor à profissão, sua fé na missão e pelo rigoroso cumprimento do dever.

Atualmente, o Quadro de Material Bélico tem a missão de apoiar os elementos envolvidos nas mais diversas atividades para assegurar o mais elevado grau de confiabilidade e disponibilidade do material de emprego em combate. Para isso, desempenha trabalhos de manutenção, transporte, salvamento e suprimento de materiais, de acordo com os prazos e locais exigidos pela situação tática.

No atual contexto do Exército Brasileiro, o Material Bélico está presente em diversas operações. O dinamismo do espaço de batalha e o surgimento de novos fatores no atual teatro de operações determinam a constante reavaliação das capacidades necessárias para que a Força Terrestre possa continuar eficaz nas operações. Essa afirmação traduz- se no desafio de conceber uma logística cada vez mais modular, dinâmica, versátil e flexível, para atender, com mais eficiência, as imposições do combate moderno, e de aliá-la à capacitação tecnológica e intelectual cada vez maior dos recursos humanos, concedendo à Força liberdade de ação, alcance operativo e grande capacidade de durar na ação.


 

04 de novembro – Dia do Oficial da Reserva R/2

O Exército Brasileiro, celebra o Dia do Oficial da Reserva (R/2) na data que marca o nascimento do Tenente-Coronel Luiz de Araújo Correia Lima, idealizador dos Órgãos de Formação de Oficiais da Reserva (OFOR) do País e patrono do Oficial da Reserva do Exército, que percebeu a necessidade de reservas que fossem rapidamente mobilizáveis e constituídas por lideranças da sociedade.

Ao longo do tempo, as organizações militares formadoras de Oficiais R/2 evoluíram e firmaram-se por todo o território nacional para atender às especificidades das diversas Armas, Quadros e Serviços. São instituições de ensino que preparam jovens para o desempenho das funções de oficial do Exército, dentro de organizações militares de corpo de tropa, completando vagas existentes, substituindo os tenentes de carreira e fortalecendo sua reserva mobilizável da Força Terrestre.

Também os profissionais formados por entidades civis de nível superior, além da formação para o desempenho na área combatente, podem ser militares R/2 que executam trabalhos administrativos em diversas áreas de interesse da Força, atuando como oficiais médicos, farmacêuticos, dentistas e veterinários temporários; ou oficial técnico temporário, para homens e mulheres com formação superior em diversas áreas de apoio técnico.


 

24 de novembro – Dia do Quadro Auxiliar de Oficiais 

A criação do Quadro Auxiliar de Oficiais (QAO) possibilitou às praças que honrosamente servem nas fileiras do Exército Brasileiro a ascensão ao oficialato. Tal distinção só se dá por merecimento, o que valoriza as qualidades demonstradas por subtenentes e sargentos ao longo da carreira. Os oficiais do QAO podem atingir o posto de capitão e desempenham importantes funções, talhadas especialmente para aqueles que exibem uma combinação de vivência dentro da Força com o ímpeto de cumprimento de missão.

A diversidade e a importância de funções atribuídas a esses oficiais valorizam aqueles que por tantos anos serviram de maneira inconteste aos interesses do Exército Brasileiro. Respaldados por sua característica primordial de cumprimento do dever e compromisso com a Força Terrestre, são integrantes fundamentais da Instituição, quer pelas atividades que desempenham, quer pelo exemplo de dedicação demonstrado aos integrantes mais jovens e que iniciam sua carreira. O profissionalismo, o respeito aos valores e as qualidades pessoais evidenciados por esses militares remontam às glórias obtidas pelo patrono do quadro, Antônio João Ribeiro, exemplo de heroísmo até os dias atuais e exemplo de conduta para todos os militares integrantes do Exército Brasileiro.


 

27 de novembro – Intentona Comunista 

A Intentona Comunista (Levante Comunista ou Revolta Vermelha de 35) foi um levante político-militar, organizado pelo Partido Comunista, que ocorreu dentro de alguns quartéis do país, no Rio de Janeiro, então capital federal, em Natal (RN) e em Recife (PE), com apoio do bloco comunista mundial, entre 23 e 27 de novembro de 1935, durante o governo de Getúlio Vargas.

O movimento comunista foi liderado pelo capitão do exército convertido ao comunismo, Luís Carlos Prestes, que era o líder da Coluna Prestes, fundador do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e Presidente da Aliança Nacional Libertadora (ANL), ambas organizações contra o governo de Getúlio.

A falta de apoio popular ao movimento e a forte presença dos militares, fez com que ele fosse reprimido rapidamente pelas forças nacionais. Uma vez reprimido e derrotado, o movimento foi submetido a intensa desmoralização — a começar pelo nome pejorativo e desqualificante que recebeu (“Intentona”, ou “intento louco”) — por parte das cúpulas militares.


 

16 de dezembro – Dia do Reservista 

O Dia do Reservista foi instituído em homenagem à data natalícia do poeta e patriota Olavo Braz Martins dos Guimarães Bilac, também nomeado Patrono do Serviço Militar, em tributo à sua dedicação à Pátria e pela contribuição para o crescimento da consciência cívica no Brasil. Nos anos de 1915 e 1916, Bilac empreendeu uma grande campanha cívica pelo País em favor do serviço militar obrigatório, sonhando com um exército com representatividade nacional, formado por todas as classes sociais e atuando como instrumento de integração cultural.

Desde então, o Sistema de Serviço Militar possui alcance nacional e vem evoluindo e se adaptando às necessidades da população brasileira. Nesse contexto, após cumprir o serviço militar nas diversas organizações militares, os cidadãos, na condição de reservistas, passam a compor a reserva mobilizável que, caso necessário, permitirá a rápida evolução da Força Terrestre para uma estrutura de defesa.

Ao longo da história, o Serviço Militar atua diretamente para o progresso do País através da tributação da sociedade brasileira com seus jovens, independentemente de classe, cor ou crença religiosa.