Fique Por dentro

XXXI Curso de Extensão Cultural da Mulher

Publicado por: Círculo Militar em 09/11/2021 -

O Curso do Reencontro, como carinhosamente é chamado, contou com mais palestras e passeios interessantes e foi encerrado com um animado almoço 

Dando continuidade às atividades de setembro, no dia 20, as estagiárias acompanharam a palestra A excelência da comunicação verbal em nossa vida. Administrador, escritor e professor de MBA, Reinaldo Passadori explicou de que modo a boa comunicação faz a diferença e influencia a maneira na palestra como você é visto por outras pessoas, utilizando, principalmente, motivação, coerência e empatia. 

No dia 22 de setembro, ocorreu a viagem ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, considerado o maior templo católico do Brasil e o segundo maior do mundo, menor apenas que a Basílica de São Pedro, no Vaticano. 

O grupo também visitou o Caminho do Rosário, um dos mais atrativos do Santuário Nacional, que liga a Basílica ao Porto Itaguaçu, local exato onde a imagem de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, foi encontrada. 

O médico otorrinolaringologista Dr. Fabiano Haddad Brandão abordou, em 27 setembro, o tema Tontura, perda de audição, alergias e o que mais você deve saber, elucidando problemas que acometem ouvido, nariz e garganta devido a causas multifatoriais como doenças crônicas ou envelhecimento. 

A educadora física Maria Helena Sampaio de Castro D’Ancora apresentou, dia 29 de setembro, a palestra Movimento, saúde e sentido da vida.
Com especialização em Psicomotricidade e Análise Existencial, a profissional falou sobre Logoterapia, abordagem psicoterapêutica reconhecida internacionalmente. 

Fundada pelo médico austríaco Viktor Frankl, a Logoterapia busca tornar o paciente consciente de sua própria responsabilidade, desenvolvendo sua principal força motivadora: o sentido da vida. 

Com doutorado em História e diversos estudos nas áreas de História da Ásia, Estudos Islâmicos, Estudos Pós-Coloniais, Imperialismo e Colonialismo do Século XIX, Paula Carvalho discorreu sobre o tema Conhecendo o Afeganistão, no dia 4 de outubro. 

Sem saída para o oceano e caracterizado por regiões montanhosas, o Afeganistão é um país historicamente importante nas rotas comerciais e disputas políticas da Ásia. Na história recente, o país sofreu instabilidade e viveu conflitos armados que destruíram sua economia e sua infraestrutura, tornando refugiada grande parte de sua população. 

O professor e filósofo Samuel Washington Sabino explanou sobre como as ações abrangem julgamentos morais e como o homem atua de acordo com seus valores e suas escolhas na palestra Lidando com pessoas: os caminhos da ética, ocorrida no dia 6 de outubro. 

Também destacou que em nosso cotidiano, diariamente deparamos com inúmeras situações que nos levam a tomar decisões e essas, por sua vez, têm dois caminhos que perfazem escolher aquilo que é certo ou que é errado. 

Situada a apenas 25 km da capital paulista, a encantadora cidade de Embu das Artes foi o destino do passeio realizado em 13 de outubro. 

O grupo visitou a Praça das Artes, no centro da cidade, o Museu de Arte Sacra, a Viela das Lavadeiras, entre outros pontos turísticos, e se deliciou com um típico almoço mineiro. 

A nutricionista Luciana Moura de Abreu ministrou, dia 18 de outubro, a palestra Descomplicando os avanços da nutrição, discorrendo sobre temas como inovações nutricionais, alimentos orgânicos e transgênicos, mudança de hábitos alimentares e especificações de dietas. 

No dia 20 de outubro, o historiador Paulo César Garcez Marins discorreu sobre O papel das mulheres na urbanização e expansão da cidade de São Paulo, ressaltando como mulheres da sociedade paulistana contribuíram para a formação de bairros como Santa Cecília, Campos Elíseos e Higienópolis, além de participarem ativamente da vida polílitca, artística e cultural da métropole, tornando-se figuras de grande relevo. Destacou ainda, a trajetória da escritora Carolina de Jesus, autora do livro “Quarto de Despejo.”  Também ressaltou o valor da esposa de D. Pedro I, D. Maria Leopoldina, e seu papel fundamental na Independência do nosso país.  Mais um passeio interessante fez parte da programação: a visita à Catedral da Sé, ocorrida no dia 25 de outubro. 

Localizada na Praça da Sé, zona central da cidade de São Paulo, a Catedral Metropolitana de São Paulo é considerada o quarto maior templo neogótico do mundo, com capacidade para abrigar 8 mil pessoas, possui mais de 110 metros de comprimento, 46 metros de largura, duas torres com 92 metros de altura e uma enorme cúpula. 

Fez parte do passeio a visita à cripta localizada debaixo do altar principal, um salão suportado por colunas e arcos de perfil gótico. Nela estão sepultados  bispos e arcebispos de São Paulo e vários personagens importantes da história do Brasil.

No dia 27 de outubro ocorreu o encerramento da 31ª edição do CECM, na Boate do Clube. Esse encontro tão especial contou com o cardápio elaborado pelo Buffet Dell’Orso e com a apresentação da musicista e cantora Regina Migliore. Acompanhada pelo tecladista João Luiz, Regina interpretou clássicos da música nacional e internacional, brindando o público com sua voz espetacular. 

Após a apresentação de retrospectiva com os melhores momentos vividos nesses últimos três meses, a coordenadora do CECM, Sra. Maria Eugênia Chiorino Lopez, falou sobre a principal proposta do curso: “Aprendemos muito, ampliamos e atualizamos conhecimento. Tornamo-nos mais competentes e qualificadas para acompanhar os percursos do amadurecimento e nos fortalecemos como seres humanos”. 

“Muito bom termos alguns momentos e lugares agradáveis para vivermos com as amigas os encantos da maturidade. Nós denominamos o CECM como o Curso do Reencontro”, completou. 

Agradecendo a participação e a alegria de todas as estagiárias, a Diretora Cultural, Dra. Marta Rocha C. Prado da Silveira, ressaltou o verdadeiro círculo de amizades criado durante o decorrer do curso.

Também destacou o empenho da equipe do CECM formada pela coordenadora Sra. Maria Eugênia e pelas assessoras Márcia, Iêda e Vera e o comprometimento dos funcionários envolvidos na organização do curso. 

O presidente do CMSP, Gen. Div. Eduardo Diniz, parabenizou toda a equipe da Diretoria Cultural pela excelência do conteúdo apresentado durante o CECM. “O curso é preparado com grande dedicação, mas o sucesso dele se deve à presença e participação de todas vocês, o carinho e amizade que uma tem com a outra. O relacionamento é o mais importante.” 

O encerramento do CECM também contou com a prestimosa presença do vice-presidente do CMSP, Cel. Luiz Sérgio Freire Rebelo. 

Escolhida como oradora, a Sra. Zilah Terezinha Tambasco abordou de forma geral todo o conteúdo apresentado nas interessantes palestras apresentadas, agradeceu a todas pelo clima de camaradagem e leu um lindo texto sobre a amizade. 

“Amigos verdadeiros são como anjos. No decorrer de nossas vidas, vários tipos de anjos chegam de repente na vida da gente e se alojam devagarzinho em nossos corações.
Alguns são discretos; vão se apoderando de nossos carinhos aos poucos. Outros, mais atirados, chegam mostrando quanto nossa amizade é importante para eles.
Alguns chegam necessitando de curativos em suas almas feridas. Outros chegam para sarar nossos próprios ferimentos.
Alguns são leves e divertidos; nos mostram a alegria da vida. Outros mostram a seriedade com que a vida deve ser enfrentada.
Uns não são melhores nem piores que os outros, mas apenas diferentes, com suas qualidades que devemos salientar ou com seus defeitos que devemos respeitar.
O importante é termos ao longo das nossas vidas um ou mais anjos para nos dar alento nas horas difíceis e, nas horas alegres, para rir com a gente, rir da gente, rir da vida.” 

As estagiárias presentearam a equipe da Diretoria Cultural e os funcionários do CMSP que colaboraram para a execução do curso como forma de reconhecimento do trabalho e dedicação. 

 

 


Ver todos: Cultural